7) Organização de Conferências, Seminários

 MARTINS, Alcina; TOMÉ, M. Rosa, 2014 – organização Seminário Demandas do mercado de trabalho e formação académica do Serviço Social, com Profª Doutora Maria Augusta Tavares, professora Associada do Departamento de Serviço Social e da Pós-Graduação da Universidade Federal da Paraíba, com pós-doutoramento no ISMT, no âmbito do mestrado em Serviço Social ISMT, 20.06.

MARTINS, Alcina; TOMÉ, M. Rosa, 2014 – organização do Seminário Trabalho e Formação Profissional em Tempos de Crise do Capital. Fundamentos Críticos com a Profª Doutora  Virgínia Alves Carrara da Universidade Federal de Ouro Preto, no Seminário Crise Contemporânea e Serviço Social. Trabalho e Políticas Públicas, do mestrado em Serviço Social, 31.01.

 MARTINS, Alcina; TOMÉ, M. Rosa, 2014 – organização do Seminário O Lugar da Investigação na Formação e na Prática do Assistente Social, com a Profª Doutora Adelaide Fernandes Pires Malainho, coordenadora do Curso de Serviço Social no Instituto Politécnico de Beja (IPB), no Seminário Crise Contemporânea e Serviço Social. Trabalho e Políticas Públicasno âmbito do mestrado em Serviço Social, 24.01.

MARTINS, Alcina; TOMÉ, M. Rosa, 2014 – organização do Seminário Satisfação no Trabalho: estudo com professores do ensino superior, com a Profª Doutora Sara Borges, Crise Contemporânea e Serviço Social. Trabalho e Políticas Públicas, no âmbito do curso de mestrado em Serviço Social, 17.01.

MARTINS, Alcina e TOMÉ, Maria Rosa, 2013 – Os campos profissionais do Serviço Social: a Ação Social em contexto local, com a Prof.ª Doutora Maria Júlia Cardoso, Crise Contemporânea e Serviço Social. Trabalho e Políticas Públicas. Coimbra: ISMT, 06.12.

MARTINS, Alcina e TOMÉ, Maria Rosa, 2013 – O Serviço Social Brasileiro: avanços e perspectivas, com a Prof.ª Doutora Yolanda Guerra, professora da Universidade Federal do Rio de Janeiro, Crise Contemporânea e Serviço Social. Trabalho e Políticas Públicas. Coimbra: ISMT, 05-11.

MARTINS, Alcina e TOMÉ, Maria Rosa, 2013 – Questão Social e Políticas Sociais – o caso brasileiro com a Prof.ª Doutora Janete Luzia Leite, professora da Universidade Federal do Rio de Janeiro, Crise Contemporânea e Serviço Social. Trabalho e Políticas Públicas. Coimbra: ISMT, 05.11.

MARTINS, Alcina e SIMÕES, Dulce, 2013 – Serviço Social da Universidade Federal Fluminense no ISMT. Semana de Intercâmbio ao abrigo do Protocolo interinstitucional entre ISMT e a Escola de Serviço Social da UFF. Coimbra: ISMT, coordenação dos cursos de licenciatura e mestrado em Serviço Social, 25 a 29.11.

MARTINS, Alcina e TOMÉ, Maria Rosa, 2013 – O Brasil na Crise do Capital: Desdobramentos na conjuntura atual e as lutas dos trabalhadores, com o Prof. Doutor Frederico José Falcão Doutorado em Serviço Social pela UFRJ, Ex Diretor do Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior (ANDES-SN), Seminário no âmbito do mestrado em Serviço Social. Coimbra: ISMT, 21.06.

MARTINS, Alcina e TOMÉ, Maria Rosa, 2013 – Trabalho precário, superexploração e pobreza, com a Profª. Doutora Ana Elisabete Mota, professora da Universidade Federal de Pernambuco, Crise Contemporânea e Serviço Social. Trabalho e Políticas Públicas, ISMT, 18.01.

MARTINS, Alcina e TOMÉ, Maria Rosa, 2012 – A Mudança do Sentido Social da Intervenção Profissional, com o Prof. Doutor José Paulo Netto, professor emérito da Universidade Federal do Rio de Janeiro, Crise Contemporânea e Serviço Social. Trabalho e Políticas Públicas. Coimbra: ISMT, 05-12.

MARTINS, Alcina, 2012 – O Debate sobre a Definição de Serviço Social da FIAS na América Latina, com a Profª Doutora Esther Luiza de Sousa Lemos, da Comissão de Formação Profissional e Relações Internacionais do Conselho Federal de Serviço Social (CFESS), no âmbito do mestrado em Serviço Social. Coimbra: ISMT, 25.05.

MARTINS, Alcina, 2012 –  Reflexões teóricas e metodológicas a partir da proposta da nova definição de Serviço Social da FIAS na América Latina, a ser apresentada no Congresso Mundial de Estocolmo, 2012, com a Profª Doutora Ana Elisabete Simões da Mota, do Departamento de Serviço Social da Universidade Federal de Pernambuco, presidente da Associação Latino Americana de Ensino e Investigação em Trabalho Social (ALAEITS) e membro do Grupo de Trabalho do CFESS “Definição Mundial do Serviço Social”, no âmbito do mestrado em Serviço Social. Coimbra: ISMT, 25.05.

MARTINS, Alcina e TOMÉ, Maria Rosa, 2011 – O Trabalho flexivel: informalidade e precarização, com a Profª Doutora Maria Augusta Tavaresdo Departamento de Serviço Social e da Pós-Graduação da Universidade Federal da Paraíba,  Bolseira de pós-doutoramento do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), no ISMT. Seminário Tempos de Mudança História, Memória e Investigação em Serviço Social. Coimbra: ISMT, 25.11.

MARTINS, Alcina e TOMÉ, Maria Rosa, 2011 – Investigação em Serviço Social. Trabalho e Questão Social. com a Profª Doutora Maria Augusta Tavares, do Departamento de Serviço Social e da Pós-Graduação da Universidade Federal da Paraíba,  Bolseira de pós-doutoramento do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Aula Aberta do “Seminário de Dissertação I” do mestrado em Serviço Social. Coimbra: ISMT, 24.06.

MARTINS, Alcina e TOMÉ, Maria Rosa, 2011  – Quotidiano e Ética no exercício profissional do Assistente Social, com Prof. Doutor Maurílio Castro de Matos, Professor do Programa de Pós-Graduação da Faculdade de Serviço Social da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Seminário Tempos de Mudança História, Memória e Investigação em Serviço SocialCoimbra: ISMT, 11.02.

MARTINS, Alcina, 2010  – “Relações Sociais e Relações de Género no Contexto do Mundo do Trabalho”, com os Prof. Doutores José Walter Canôas e Cilene Swain Canôas. Seminário Tempos de Mudança História, Memória e Investigação em Serviço Social, ISMT, 10.09.

MARTINS, Alcina (coord.) 2010 – Seminário Produção do Conhecimento para a Intervenção Profissional: Contributos do Mestrado em Serviço Social do ISMTISMT, Casa Municipal da Cultura em Coimbra, 25 e 26.02.

MARTINS, Alcina, 2010 – “Enfrentamento da Pobreza no Neoliberalismo: Desafios para o Serviço Social”, com Prof. Doutor Carlos Montaño e doutoranda Luana Siqueira. Seminário Tempos de Mudança História, Memória e Investigação em Serviço SocialISMT, 15.01.