6) Orientação de doutoramento e pós-doutoramento em Serviço Social

MARTINS, Alcina – investigação de pós doutoramento da Profª Doutora Virgínia Alves Carrara. A imagem social construída e a atual auto imagem da profissão: diálogo entre as particularidades do Serviço Social Português e o Serviço Social Brasileiro em tempo de crise do capital. Doutorada em Serviço Social, professora adjunta II do Curso de Serviço Social do Departamento de Ciências Sociais, Jornalismo e Serviço Social do Instituto de Ciências Sociais Aplicadas da Universidade Federal de Ouro Preto/UFOP. ISMT- instituição de acolhimento, de 09.2013 a 08. 2014.

MARTINS, Alcina, – investigação de pós-doutoramento da Profª Doutora Maria Augusta Tavares. O Mercado como mecanismo do (des) Entrelaçamento dos Povos. Um debate sobre o Trabalho Informal na Imigração Portuguesa.  professora do Departamento de Serviço Social e da Pós-Graduação da Universidade Federal da Paraíba, Bolseira de pós-doutoramento do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Desenvolveu parte dos estudos pós-doutorais em Portugal, no ISMT- instituição de acolhimento, de 05.2011 a 10.2012.

MARTINS, Alcina – investigação de pós-doutoramento Prof. Doutor Carlos Eduardo Montaño. Estratégias de intervenção profissional: uma avaliação crítica das propostas de Boaventura de Sousa Santos. Professor adjunto da Escola de Serviço Social da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Desenvolveu parte dos estudos pós-doutorais em Portugal, no ISMT- instituição de acolhimento, de 10.2009 a 03.2010.

 

Orientação de doutorandos 

MARTINS, Alcina – A droga na sociedade capitalista, Vera Lúcia Martins, doutoranda em Serviço Social da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). ISMT- instituição de acolhimento de 07. a 12. 2010.

MARTINS, Alcina – Desafios e Impasses nos diferentes tratos teóricos da categoria pobreza na produção acadêmica do Serviço Social, Luana Souza Siqueira, doutoranda da Faculdade de Serviço Social, Programa de Pós-Graduação, Centro de Ciências Sociais, da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). ISMT- instituição de acolhimento de 10. 2009 a 02. 2010.

MARTINS, Alcina – As Ligações Perigosas: Serviço Social e os Movimentos Sociais no Brasil Contemporâneo, Frederico José Falcão, doutorando do Programa de Estudos Pós-Graduados em Serviço Social da Escola de Serviço Social da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). ISMT- instituição de acolhimento de 07. a 09.2009.

MARTINS, Alcina – Serviço Social e Economia Solidária, Daniela Neves de Sousa, doutoranda do Programa de Estudos Pós-Graduados em Serviço Social da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). ISMT- instituição de acolhimento de 05. a 08.2008.

MARTINS, Alcina – Lukacs e o Serviço Social, Adrianyce Angélica Silva de Sousa, doutoranda do Programa de Estudos Pós-Graduados em Serviço Social da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). ISMT- instituição de acolhimento de 05. a 08.2008.

MARTINS, Alcina – Violência contra as mulheres: direitos, acesso à justiça e Serviço Social, Rosana Mirales, doutoranda em Serviço Social da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). ISMT- instituição de acolhimento de 08.2007 a 02.2008.

MARTINS, Alcina – Serviço Social e Saúde: o desafio de consolidar, no exercício profissional, o projecto ético-político da profissão e o projecto da reforma sanitária, Maurílio Castro de Matos, doutorando em Serviço Social da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). ISMT- instituição de acolhimento de 02.a 08. 2007.

MARTINS, Alcina – Hegemonia do projecto ético-político do Serviço Social: crise ou resistência? Uma análise a partir dos fundamentos teórico-metodológicos, Ana Lívia Adriano, doutoranda em Serviço Social da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). ISMT- instituição de acolhimento de 02.a 06. 2007.

MARTINS, Alcina – Considerações bioéticas sobre o exercício profissional em Serviço Social, Luciana Maria Cavalcante Melo, doutoranda em Serviço Social da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). ISMT- instituição de acolhimento de 01. a 04. 2007.

MARTINS, Alcina – A particularidade da relação entre Serviço Social e Política de Assistência Social na década de 90, Esther Luíza Lemos Hein, doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Serviço Social da Universidade Federal do Rio de Janeiro  (UFRJ). ISMT- instituição de acolhimento de 09. 2006 a 02.2007.