Projetos de Investigação

Projetos em curso

No Instituto Superior Miguel Torga, os projetos de investigação são transversais às várias áreas disciplinares e envolvem investigadores de variadas formações.

A seguir são apresentados os projetos recentes por ordem de implementação 

Trajetórias do envelhecimento: desempenho cognitivo, estado emocional, padrões do comportamento e suas mudanças longitudinais em idosos institucionalizados de Coimbra

As potenciais alterações cognitivas em idosos são importantes de determinar antes da instalação de demência, para se poder adiar ou até reverter essas alterações. É também importante verificar se as pessoas idosas sofrem de sintomas neuropsiquiátricos que prenunciam a demência, também para que se possa intervir antecipadamente. Os idosos institucionalizados constituem uma população vulnerável ao declínio cognitivo e a sintomas psicopatológicos, e, por isso, pretendemos identificar os que estão em risco, elucidando os correlatos e os fatores de risco de progressão demencial. Para tal, estamos a avaliar longitudinalmente idosos institucionalizados do concelho de Coimbra através uma bateria neuropsicológica-emocional.

Investigadores: Helena Espírito Santo (coordenadora); Ana Galhardo; Carlos Amaral Dias; Fernanda Bento Daniel; Laura Susana Tavares Lemos; Mariana Vaz Pires Marques; Marina Cunha; Sónia Guadalupe Abreu; Sónia Simões.

Produção Científica

Redes Sociais Pessoais de Idosos

O estudo pretende descrever e tipificar as redes sociais dos idosos portugueses quanto às suas características estruturais, funcionais e relacionais-contextuais, analisando intercessões com variáveis demográficas, familiares, relacionais, socioprofissionais, psicológicas, de saúde e de participação social. Integra catorze estudos seccionais, utilizando as metodologias quantitativa e de análise de redes sociais (ego network analysis).

Investigadores: Sónia Guadalupe; Henrique Vicente; Fernanda Daniel; Inês Amaral.

Produção Científica 

O papel de um programa de reabilitação neuropsicológica grupal no funcionamento cognitivo e não-cognitivo de idosos sob resposta social 

O estudo tem como objetivo criar e avaliar os resultados de um programa estruturado de reabilitação neuropsicológica grupal em idosos institucionalizados com vista ao desenvolvimento de aptidões cognitivas e emocionais.

Investigadores: Helena Amaral Espirito-Santo (coordenadora); Carlos Amaral Dias; Fernanda Bento Daniel; Laura Susana Tavares Lemos; Mariana Vaz Pires Marques.

Produção Científica

O papel dos processos emocionais protetores e de risco no funcionamento intra e interpessoal 

Reconhecendo o contributo das forças e virtudes humanas para o bem-estar do indivíduo, pretende-se estudar o papel de algumas variáveis protetoras do funcionamento intra e interpessoal, como a autocompaixão, a esperança, a espiritualidade, o otimismo, a resiliência e a atenção plena. Queremos ainda perceber o potencial papel mediador dessas variáveis protetoras face a variáveis de risco para a psicopatologia, como a dissociação, experiências traumáticas, experiências mal-adaptativas precoces e dificuldades interpessoais.

Investigadores: Helena Amaral Espírito Santo (coordenadora); Sónia Catarina Carvalho Simões; Mariana Vaz Pires Marques.

Produção Científica

Construção de conhecimento e práticas profissionais

O objetivo do projeto visa discutir o significado dos estudos e investigações que muitos profissionais, assistentes sociais, psicólogos e gestores de recursos humanos, têm vindo a desenvolver no sentido de compreender a complexidade inerente a problemas com que se defrontam no quotidiano das suas práticas profissionais.

Investigadores: Esmeralda Macedo, Margarida Pocinho e Joana Sequeira.

Organizar positivamente – Saúde ocupacional e Bem estar

Pretende-se estudar o contributo de algumas variáveis protetoras do funcionamento intra e interpessoal (como a autocompaixão, o bem-estar psicológico, o bem estar espiritual, a esperança, o otimismo, a resiliência e o coping) para a criação de contextos de trabalho saudáveis, percebendo as associações existentes com algumas variáveis organizacionais (e.g. comprometimento organizacional, virtuosidade organizacional, stresse ocupacional).
Numa fase mais avançada do projeto são, ainda, objetivos: 1) implementar um programa de intervenção no contexto organizacional, dirigido a colaboradores que apresentem níveis de stresse mais elevado (aplicação de técnicas de mindfulnesse de coaching), e 2) perceber o impacto que o programa tem nos indicadores do funcionamento individual e organizacional.

Investigadores [Research team] (CEPESE/ISMT)

Sónia Catarina Carvalho Simões, Mariana Vaz Pires Marques.

Produção Científica [Scientific production]