Descrição

Membros

Projetos

Produção Científica

Descrição

Relações institucionais e extensão comunitária

Através do Instituto Miguel Torga, o CIIPSO tem ligações e parcerias com várias instituições e associações do Distrito de Coimbra, incluindo infantários, escolas, lares de longa permanência para pessoas vulneráveis, IPSS, empresas, municípios e outras organizações públicas e privadas.

Além dessa ligação com a comunidade, e através de seus membros, o CIIPSO tem uma conexão bem estabelecida com os serviços de apoio e intervenção psicológicos do ISMT.

Membros

Experiência. A maioria dos membros do CIIPSO tem uma longa experiência clínica ou prática de intervenção e também uma forte dedicação à investigação. Incluindo todos os pesquisadores, desde 2013 estão registadas 429 publicações, incluindo artigos nacionais e internacionais, comunicações em atas, livros e capítulos de livros. Entre si, os membros receberam 9 prémios, principalmente em comunicações científicas. Esforços foram também realizados para converter os resultados da investigação em benefícios para as populações que concordaram em participar nas pesquisas, incluindo programas de intervenção, tratamento ou reabilitação.

Atividade. A maioria dos membros do CIIPSO também tem sido muito ativa na coordenação de cursos de formação e/ou de pós-graduação.
Nos últimos anos (2013-2018), a equipa tem estado envolvida em cinco projetos financiados pelo ISMT (sem financiamento público), supervisionando 180 dissertações de mestrado e dez doutoramentos, apresentando 138 comunicações em eventos científicos e publicando 145 artigos, 12 livros e 26 capítulos de livros.

Papéis. A equipa é composta por membros muito dinâmicos. Um número considerável de seus membros desempenha um papel relevante em muitas áreas científicas: edição de uma revista nacional (Revista Portuguesa de Investigação Comportamental e Social) e uma revista internacional (Human Reproduction); filiação a associações científicas / profissionais [e.g., Association for Contextual and Behavioral Science; Empresa Critical Software (conceituada empresa multinacional sediada em Coimbra); Comissão de Ensino da Sociedade Portuguesa de Psicanálise; International Psychoanalitical Association; Associação Portuguesa de Psicanálise e Psicoterapia Psicodinâmica; European Family Therapy Association; Sociedade Portuguesa de Terapia Familiar; Sociedade Europeia de Medicina Reprodutiva e Embriologia; Associação Portuguesa de Terapia Comportamental; Associação Portuguesa de Atenção Plena); Composição e/ou coordenação de conselho científico (Conselho Científico do ISMT) e/ou equipas clínicas (Departamento de Intervenção Psicoterapêutica e seus Serviços de Apoio Psicológico); fundação e filiação ao Comissão de Ética do ISMT; e coordenação de cursos de licenciatura e mestrado no ISMT.

Equipa. O grupo tem contado com a participação de investigadores nacionais e internacionais para o desenvolvimento dos seus projetos, incluindo estudantes de doutoramento nacionais e internacionais .
O CIIPSO integra três investigadores seniores, com longas carreiras académicas, bem como doutorados e doutorados juniores, todos eles entusiasmados e inventivos, oriundos de várias áreas das ciências sociais e humanas. A equipa integra dois médicos psiquiatras e psicanalistas de renome com um forte investimento clínico nas questões de saúde mental, mas também uma vida dedicada ao ensino, supervisão e escrita. Outros membros são psicólogos de várias áreas (terapia cognitivo-comportamental, intervenção sistémica, saúde mental, terapia cognitivo-comportamental de terceira geração, psicoterapia psicodinâmica e psicanálise) ou assistentes sociais com doutoramento em psicologia e/ou serviço social.
A equipa também inclui um investigador que reúne as áreas da ciência da computação e da psicologia e outra investigadora que alia a área da gestão à psicologia. Estas combinações são determinantes para uma equipa equilibrada apta a conduzir pesquisas fundamentais e aplicadas e a entender novos problemas psicológicos, de saúde, neuropsicológicos, sociais e de avaliação.