Trajetórias do envelhecimento: desempenho cognitivo, estado emocional, padrões do comportamento e suas mudanças longitudinais em idosos institucionalizados de Coimbra
Referência: PTDC/PSI-PCL/117379/2010
É uma prioridade determinar a presença de alterações cognitivas nas pessoas idosas antes da instalação de demência, para se poder adiar ou até reverter essas alterações. É também importante verificar se as pessoas idosas sofrem de sintomas neuropsiquiátricos que prenunciam a demência, também para que se possa intervir antecipadamente. Os idosos institucionalizados constituem uma população vulnerável ao declínio cognitivo, e, por isso, pretendemos identificar os que estão em risco, elucidando os correlatos e os fatores de risco de progressão demencial. Para tal, estamos a avaliar longitudinalmente idosos institucionalizados do concelho de Coimbra através uma bateria neuropsicológica-emocional.
Investigadores
ISMT: Helena Amaral Espirito-Santo (coordenadora); professores Ana Galhardo; Carlos Amaral Dias; Fernanda Bento Daniel; Laura Susana Tavares Lemos; Mariana Vaz Pires Marques; Marina Cunha; Sónia Guadalupe Abreu; Sónia Simões.
Instituto Politécnico de Leiria: Professora Sara Gordo;
Universidade de Salamanca: Professor Ricardo Garcia.
Produção Científica:
1) Dissertações de mestrado e doutoramento
2) Apresentação de comunicações em congressos nacionais e internacionais